Futuro da aviação: cabines com dois andares e cápsulas de descanso

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As companhias aéreas estão constantemente buscando soluções para otimizar a capacidade de passageiros em seus voos, ao mesmo tempo em que mantêm o conforto dos viajantes. Ideias como assentos que funcionam como encostos para permitir que as pessoas viajem em pé ainda não foram implementadas, e agora surge um novo conceito de viagem: cabines com dois andares.
Essa inovação é uma das selecionadas para o Crystal Cabin Awards, uma premiação que anualmente destaca inovações no design de aeronaves. Neste ano, a premiação reduziu suas categorias para apenas duas: ‘Escolha do Júri’ e ‘Viagens Limpas e Seguras’. Na categoria ‘Escolha do Júri’, o projeto Chaise Longue, desenvolvido pelo estudante espanhol Alejandro Núñez Vicente, de 21 anos e estudante da Universidade TU Delft, na Holanda, chamou a atenção.

O jovem, cansado da falta de espaço para as pernas em suas viagens entre Espanha e Holanda, decidiu abordar o problema redesenhando a disposição das cadeiras. Seu design move o compartimento de bagagem superior para abaixo dos assentos, criando mais espaço para assentos no nível superior da cabine.

Em uma entrevista ao CNN Travel, Núñez explicou que seu projeto seria adequado para a aeronave Flying-V, que está em desenvolvimento na TU Delft, mas também poderia ser adaptado para um Boeing 747, Airbus A330 ou qualquer outro avião de médio a grande porte. Ele descreveu a experiência dos passageiros na fileira inferior como semelhante à de um sofá, permitindo que eles estiquem as pernas, enquanto a fileira superior oferece uma experiência mais espaçosa, como a de um SUV, permitindo até mesmo cruzar as pernas devido ao amplo espaço para as pernas e espaço geral.

Além disso, o design de Núñez proporciona um maior grau de reclinamento dos assentos, bem como encostos e apoios de pescoço dobráveis. Ele observou que a classe econômica atual muitas vezes limita os passageiros a uma única posição ou ligeira inclinação, o que não proporciona uma experiência de voo confortável e relaxante.

De acordo com o estudante, outra vantagem desses assentos é a possibilidade de distanciamento social, já que eles oferecem mais espaço entre os passageiros e os posicionam em diferentes alturas, tornando-os mais adequados para voos durante a pandemia. A próxima etapa do projeto envolve o desenvolvimento de protótipos.

Outro projeto que chamou a atenção na premiação foi o “Cápsula nas Nuvens”, desenvolvido pela empresa Toyota Boshoku. Este design inclui uma área de descanso acima dos assentos na classe econômica, onde os passageiros podem deitar-se no compartimento de bagagem, semelhante a um quarto cápsula japonês. A ideia é que os passageiros possam adquirir uma passagem e, mediante o pagamento de uma taxa adicional, desfrutar da cápsula quando o voo atingir a altitude de cruzeiro. A Toyota Boshoku descreve a cápsula como uma “sala multifuncional que proporciona uma experiência semelhante à classe executiva”.